sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fatores que afetam o clima

OS FATORES CLIMÁTICOS

Além da latitude, existem outros fatores que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região. Entre eles destacam-se a altitude, a maritimidade, correntes marítimas e, principalmente, a dinâmica das massas de ar.

A ALTITUDE

A temperatura diminui em média 1ºC a cada 180 metros de altitude. Isso ocorre porque parte do calor do ar é transmitido pelo solo aquecido pela radiação solar. Do total da radiação que chega à terra, 34% são refletidos por elementos presentes na superfície e na atmosfera (partículas de poeiras, por exemplo); 19% são retidos pela atmosfera, e a maior parte 47%, é absorvida pelas águas e terra da superfície. Daí o calor é transmitido para o ar. Como podemos ver, a superfície terrestre é a principal fonte de calor da atmosfera. Além disso, a pressão atmosférica, e portanto, a densidade do ar, diminui com a altitude. Tornando-se rarefeito, o ar tem menos massa, o que significa menor capacidade de absorver e conservar o calor. É também por isso que, nas altas camadas da atmosfera, o ar é extremamente frio. Como as montanhas mais elevadas do continente americano situam-se a a oeste, é nessa região que ocorre a maior influência da altitude sobre o clima, e mesmo as montanhas situadas na zona tropical, as temperaturas são baixas, sendo que a altitude anula a influência da latitude. Por isso, em plena zona tropical, encontramos áreas de climas temperado e frio, como os cumes de montanhas dos Andes, que permanecem cobertas de gelo o ano todo. Ex: o planalto boliviano apresenta características próprias dos climas de montanha devido a altitude.


A MARITIMIDADE

A maritimidade - proximidade em relação ao mar - ameniza as tendências da temperatura. Se o ar for quente, sua temperatura ficará mais baixa, e se for frio, a temperatura será mais elevada. Ao contrário da maritimidade, a continentalidade - distância em relação ao mar - acentua o calor e o frio, conforme a condição do ar. Isso ocorre porque a água demora mais para aquecer do que as superfícies continentais. Mas, uma vez aquecida, a água perde calor mais lentamente do que a terra. Esse fator também influi nas amplitudes térmicas de uma região, isto é, nas diferenças entre a maior e a menos temperatura. Nas áreas próximas ao mar, a variação de temperatura é menor do que no interior dos continentes. No nordeste da América do norte, por exemplo, a maritimidade contribui para que o clima temperado tenha verões mais brandos e invernos mais curtos que nas planícies centrais. Na região do Paraguai, por sua vez, a continentalidade torna os verões extremamente quentes.


AS CORRENTES MARITIMAS

As correntes marítimas são verdadeiros "rios" de água salgada dentro dos oceanos. Conforme a latitude em que se originam, elas podem ser de águas quentes ou de águas frias. Veja no mapa anexo as correntes que atingem nosso continente. As correntes marítimas podem influir no clima. A corrente do labrador, por exemplo, contribui para que as temperaturas na costa nordeste da América do norte sejam mais baixas ainda. Este chega a provocar o congelamento das águas do porto de Nova York. A corrente do Golfo, por sua vez, aquece o clima do Golfo do México e contribui para a pluviosidade da região, pois suas águas quentes favorecem a evaporação. Nas regiões áridas da américa, por sua vez, temos a corrente do Peru ou de Humboldt, que passa pela costa do peru e norte do Chile. Ao passar sobre as águas frias desta corrente, as massas quentes vindas do oeste perdem calor, condensam-se e se precipitam no próprio mar, e quando chegam ao continente, os ventos já estão sem umidade suficiente para provocar chuvas. O mesmo ocorre na costa oeste da América do Norte, devido a presença da corrente da Califórnia. Tais massas podem carregar ainda uma pequena umidade. Ao sofrer resfriamento sobre o continente, essa umidade transforma-se em neblina, e apesar da ocorrência desta, quase não chove na costa do Peru e Norte do Chile.


AS MASSAS DE AR

Já vimos que o calor da atmosfera depende da distância em que a região se encontra do equador. Assim, quanto maior for a latitude, mais baixa será a temperatura do ar. A atmosfera é formada por massas de ar de diferentes tipos, cada qual com suas características. Assim, por exemplo, as massas polares são muito frias, enquanto as massas provenientes da zona do Equador são muito quentes. A movimentação das massas de ar é o principal fator a ser considerado no entendimento dos climas da Terra. Para onde as massas se movimentam, levam consigo suas características. O ar está sempre se movimentando por causa das diferenças de pressão atmosférica. O deslocamento do ar é chamado de vento e ocorre sempre de uma zona de alta pressão (frio) para uma zona de baixa pressão (calor). Portanto, as zonas de alta pressão atmosférica são dispersoras de ventos, e também são chamadas de anticiclones. As zonas de baixa pressão atmosférica são receptoras de ventos, e conhecidas como ciclones ou zonas ciclonais. A pressão atmosférica depende da temperatura. Nas zonas polares, devido às baixas temperaturas, o ar está comprimido. Em conseqüência disso, ele exerce maior pressão, ou seja, pesa mais. Por isso, as massas polares tendem a se expandir para as latitudes médias. Na zona do equador, as latas temperaturas tornam o ar rarefeito, o que provoca baixas pressões atmosféricas, por isso a zona equatorial é receptora de ventos. Nas proximidades dos trópicos, em latitudes ao redor de 30º, tanto no hemisfério norte quanto no sul, a atmosfera apresenta altas pressões, pois o ar dessas zonas é menos quente que o ar equatorial. Portanto, as zonas próximas aos trópicos também são dispersoras de ventos, constituindo as chamadas zonas de altas pressões subtropicais. Partindo das altas pressões polares e das altas pressões subtropicais, o ar atmosférico se movimenta sobre a superfície terrestre. A direção geral dos ventos, por sua vez, sofre influência do movimento de rotação da Terra, que é de oeste para leste. Ao se deslocar sobre a superfície do nosso planeta, as massas de ar determinam as condições de clima dos diferentes lugares da Terra. Por exemplo, os lugares permanentemente dominados por massas de origem tropical apresentam climas quentes, e os lugares que são sempre varridos por ventos de origem polar possuem climas frios.


A influência das estações do ano

Devido ao movimento de translação da terra e a inclinação do eixo de rotação do nosso planeta, a intensidade de radiação solar varia no decorrer do ano. Em dezembro, é o hemisfério sul que recebe mais intensamente os raios do sol, enquanto o hemisfério norte passa elo período de menor insolação de todo o ano. Em junho, por sua vez, é o hemisfério norte que é atingido com mais intensidade pela radiação solar, enquanto o hemisfério sul passa pelo período em que recebe a menor quantidade de luz do sol. Por isso, o aquecimento do ar nos dois hemisférios varia conforme a época do ano, ocasionando mudanças na pressão atmosférica. Em conseqüência das alterações da pressão atmosférica e temperatura, as massas de ar se deslocam no decorrer do ano. Com seu deslocamento, elas determinam as características gerais dos climas.

Referências:

http://br.geocities.com/geog002/pagina18.htm
visitado em 28/11/08 às 14:30

Nenhum comentário: