sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ambientes aquaticos



Regiões e organismos presentes em um ambiente aquático
Podemos dividir o lago em região litorânea ou marginal, região limnética e região profunda.

A região litorânea está em contato direto com o ecossistema terrestre, representando uma região de transição entre a terra e a água.
A região limnética também é chamada de pelágica, e é onde encontra-se o plâncton e o nécton. O plâncton é o conjunto de todos os seres vivos suspensos, flutuantes ou com pouco movimento, e que são levados passivamente pelos movimentos da água. Dentro do plâncton encontra-se:
O fitoplâncton - são os organismos autotróficos, representados pelas algas uni e pluricelulares.
O zooplâncton - são organismos heterotróficos representados principalmente pelos microcrustáceos.
O protozooplâncton - são organismos heterotróficos representados principalmente pelos protozoários.
O bacterioplâncton - são organismos principalmente quimioheterotróficos e quimioautotróficos, e são representados pelas bactérias.
O nécton - são os organismos que nadam ativamente, independente do deslocamento das correntes, pela região pelágica.
A região profunda é caracterizada pela ausência de organismos fotoautotróficos. É formada pela comunidade bentônica, que são organismos que vivem fixos ou se arrastam pelo sedimento, como exemplo as algas e as esponjas.

Os microrganismos apresentam papel fundamental como agentes do processo de DECOMPOSIÇÃO nos ambientes aquáticos. As transformações da matéria orgânica que ocorrem através do metabolismo microbiano são fundamentais para a dinâmica dos ciclos de nutrientes e para o fluxo de energia dos ecossistemas aquáticos. O estágio inicial do processo de decomposição da matéria orgânica envolve a ação enzimática. Neste processo, as enzimas liberadas pelos microrganismos (bactérias e fungos) quebram as moléculas maiores em moléculas cada vez menores. Este processo pode ser realizado tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. Os microrganismos, além de decompor a matéria orgânica, servem de alimento para outros seres vivos, sendo importantes também na rede alimentar na natureza. Rede ou cadeia alimentar pode ser definida como uma série de organismos em que cada um é alimento para o organismo seguinte. Um exemplo no ambiente aquático é: o fitoplâncton serve de alimento para o zooplâncton, que por sua vez são comidos por pequenos peixes, os quais servem de alimento para peixes maiores e assim por diante.

Em todos os ambientes aquáticos (mares, rios, lagos, etc.) vivem vários tipos de organismos que dependem uns dos outros, e também das condições do ambiente como luz, temperatura e nutrientes. Em ambientes naturais, estes organismos vivem em equilíbrio. No entanto, a ação do homem pode afetar estes ambientes, desequilibrando-os com o despejo de esgotos, substâncias tóxicas, petróleo, detergentes etc.
OS MICRORGANISMOS E A BIORREMEDIAÇÃO
A biorremediação se refere ao uso dos microrganismos para desintoxicar e degradar os poluentes no ambiente. O derramamento de petróleo, por exemplo, é um desastre ecológico dramático. Assim, estudos vêm sendo desenvolvidos com as bactérias para que as mesmas possam degradar diferentes tipos de produtos fabricados e introduzidos no ambiente pelo ser humano.
OS MICRORGANISMOS E A EUTROFIZAÇÃO
A eutrofização refere-se ao acúmulo de nutrientes na água. Este processo causa o desequilíbrio ecológico, e mata numerosos organismos através de uma seqüência de acontecimentos. Esta seqüência é: proliferação e morte das algas, proliferação das bactérias aeróbias, queda na taxa de oxigênio da água, morte dos organismos aeróbios, decomposição anaeróbia e produção de gases tóxicos. Veja como isso acontece:
A matéria orgânica dos esgotos (como papéis, fezes, restos de comida) despejada na água alimenta as bactérias decompositoras aeróbias. Quanto maior for a quantidade de matéria orgânica, maior será a quantidade dos organismos decompositores e, portanto, maior a quantidade de oxigênio consumido. Veja só como as bactérias aeróbias fazem isso:
Matéria orgânica + oxigênio --> CO2 (gás carbônico) + H2O (água)
Para usar a matéria orgânica, as bactérias precisam de oxigênio; em seguida, elas liberam no meio compostos inorgânicos simples, que são o gás carbônico e a água.
Quando o oxigênio desaparece da água, morrem todos os seres vivos que dependem dele, inclusive as bactérias aeróbias. Quando isto acontece, restam apenas aquelas que não precisam do oxigênio para sobreviver: as bactérias anaeróbias. Elas consomem a matéria orgânica da seguinte maneira:
Matéria orgânica (sem oxigênio) --> subprodutos orgânicos (Ex: ácido acético)
Assim, seja qual for o metabolismo - aeróbio ou anaeróbio - das bactérias e também dos fungos, o processo de degradação da matéria orgânica contribui para a reciclagem da matéria na natureza.

Nenhum comentário: